.

Ao longo dos anos tenho conhecido muitos adultos que nunca tiveram a oportunidade de aprender a andar de bicicleta e que secretamente continuam a desejar ter um dia a capacidade de ultrapassar essa barreira e simplesmente subir para uma bicicleta e começar a pedalar sem receio. Muitas vezes o tempo passa e o medo de cair ou ter um acidente, assim como a falta de apoio por parte de alguém que esteja realmente disponível para nos ensinar e ajudar, continuam a manter esse sonho na gaveta, como se fosse algo remoto e quase impossível.


Eu acredito que aprender a andar de bicicleta está ao alcance de todos e que é apenas uma questão de paciência, confiança e determinação. E de ter uma pessoa com experiência, que possa estar ao seu lado a apoia-lo em cada passo, indicando-lhe metodicamente o caminho e ajudando-o a ultrapassar as dificuldades.


Chamo-me Pedro Rosa e sou bailarino. Para além do meu trabalho como intérprete e criador, desenvolvo um trabalho pedagógico continuo com jovens e adultos na área da dança e motricidade. Ao longo dos anos o meu trabalho tem sido marcado por experiências de aprendizagem, descoberta e partilha. Viajo regularmente por todo o país a leccionar workshops e cursos que exploram o movimento e envolvem os participantes em processos que desenvolvem tanto a capacidade motora como a criatividade.


Enquanto que uma criança aprende quase intuitivamente a controlar uma bicicleta porque está numa idade em que o seu corpo está mais disponível para realizar aprendizagens motoras, um adulto tem normalmente mais dificuldades de coordenação e precisa de mais tempo, prática e orientação para realizar essas mesmas aprendizagens. A minha experiência no ensino da dança com adultos ensinou-me que há alguns pontos chave que facilitam o desenvolvimento de novos padrões de movimento e permitem maior consciência e controlo corporal. É esta experiência que eu trago comigo para este novo projecto: ensinar adultos a andar de bicicleta.


Se sente que gostaria finalmente de ultrapassar este receio, que gostaria de passar algumas horas ao ar livre a fazer uma actividade física saudável e divertida, e finalmente aprender a andar de bicicleta, contacte-me e venha concretizar esse sonho.



até breve,


Pedro Rosa


    Junte-se a nós no Facebook